PPR - Programa de proteção respiratória

foto

PPR - Programa de Proteção Respiratória tem como objetivo evitar doenças respiratórias provacadas por inalar materiais em suspensão, como: poeira, fumos, névoas, produtos químicos, gases e vapores. Este programa é um conjunto de medidas que deve ser adotadas por toda empresa que tenha  a necessidade do uso de respirador.
Define medidas obrigatórias como o uso de EPR (equipamento de proteção respiratória) ou EPI (Equipamento de proteção individual), treinamentos, medidas preventivas  em geral e exames médicos obrigatórios para os colaboradores expostos ao ambiente inadequado.

Sabendo que o Programa de Proteção Respiratória envolve um conjunto de iniciativas da empresa no que diz respeito a ''Saúde e Segurança no Trabalho'' , o PPR tornou-se uma prática obrigatória devendo estar articulado com os propensos nas NRs, em essencial com o PPRA (NR 09) e PCMSO (NR 07).

O PPR contempla objetivos como:
- Critérios para escolha dos equipamentos de proteção respiratória. Deve-se considerar sempre o tipo de atividade que está sendo realizada e as características individuais de cada trabalhador;
- Orientações quanto ao uso, guarda, conservação, higienização e as limitações do EPR;
- A orientação para o abandono do local de trabalho por parte do trabalhador, caso haja algum problema com seu EPR;
- O monitoramento constante das áreas de trabalho, bem como os riscos ambientais no qual os trabalhadores podem ficar expostos; 
Dentre outros. 
 

Copyright ©2019 - WCL | Política de Privacidade
Design by: